sábado, 5 de março de 2016

Ultraman 50 anos | Conheça a História do Maior Super-Herói do Japão


Após o final da Segunda Guerra Mundial, houve uma espécie de “invasão” cultural do ocidente – especialmente dos EUA – no Japão. Hábitos, costumes, moda, filmes e histórias em quadrinhos (HQs), principalmente de super-heróis como Superman e Capitão América, representantes de uma das duas superpotências que surgiram após o embate (a outra era a União Soviética) e que jogou bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, aportaram na nação do sol nascente.
Em plena reconstrução da destruição causada pela guerra, as produtoras japonesas de filmes para o cinema e a televisão decidiram criar seus próprios heróis que simbolizassem seu país. Afinal, apesar da derrota sofrida no conflito, ainda eram muitos aqueles que sentiam orgulho do Japão e de serem japoneses.
Foi a partir da década de 1950 que surgiram os tokusatsu (特撮, no original em japonês) que é a abreviatura da expressão tokushu satsuei (特殊撮影), que significa, “filme de efeitos especiais”. Esses filmes se caracterizavam por serem produções baratas e espalhafatosas, mas que faziam sucesso com o público e rendiam bem. Em 1954, surgiu o primeiro tokusatsu de sucesso: Godzilla, (ゴジラ - Gojira, que é o seu nome original na pronúncia em japonês), um monstro surgido de radiação atômica (uma crítica, ainda que indireta, aos EUA) que ora era vilão, ora era herói. Esses filmes eram, em grande parte, produzidos pelos estúdios Toho (東宝) e/ou Toei (東映), especializados no gênero.  
Das telas grandes os tokusatsus passaram para as telas pequenas. Devido ao boom da televisão ocorrido no Japão e no resto do mundo, foi um período de grande expansão de programas e aumento de popularidade para os tokusatsus, que cresceu ainda mais com o surgimento da TV em cores. Foi nessa época que um ex-funcionário da Toho, especialista em efeitos especiais (trabalhou, inclusive, nos filmes de Godzilla), chamado Eiji Tsuburaya, decidiu apostar nesse então novo mercado e fundou o seu próprio estúdio.
Seu primeiro trabalho como produtor foi uma série, lançada em 1965, chamada Ultra Q. Inspirada na série estadunidense Além da Imaginação (The Twilight Zone), Ultra Q exibia episódios com histórias fantásticas, seus personagens envolvidos em fenômenos sobrenaturais e com grande presença de monstros – bem ao gosto japonês. No ano seguinte, Tsuburaya, criou uma nova série com um novo herói e nem imaginava o que estava por vir...
O primeiro episódio de Ultraman (ウルトラマン - Urutoraman na pronúncia original em japonês) foi ao ar em 17 de julho de 1966, sendo o segundo programa transmitido em cores pela televisão japonesa. A série contava a história de Ultraman, um guerreiro alienígena gigante do Planeta da Luz, localizado na Nebulosa M-78, a dois milhões de anos-luz da Terra e que combatia o mal.
Ultraman perseguia em sua nave o cruel monstro Bemlar quando, acidentalmente, chocou-se com a nave de Shin Hayata (vivido pelo ator Susumu Kurobe, de O Que Há, Tigresa?), tenente da Patrulha Científica, uma polícia aeroespacial que enfrentava extraterrestres hostis. Hayata não resistiu aos graves ferimentos e morreu. Sentindo-se responsável pelo ocorrido, Ultraman fundiu a sua energia vital com a de Hayata e o trouxe de volta à vida. Ultraman presenteou Hayata com a Cápsula Beta, artefato que transformava o oficial no guerreiro gigante e deu-lhe poderes para que pudesse combater os monstros que tentavam destruir a Terra.  
A figura de Ultraman era mesmo impressionante: tinha 40 metros de altura (maior que King Kong!), pesava 30.000 toneladas (mais pesado também!), podia voar a uma velocidade Mach 5 (supersônica), correr a uma velocidade de 450 km/h, nadar a uma velocidade de 370 km/h e saltar a uma distância de 800 metros. Além de ser um exímio lutador, Ultraman também tinha grandes poderes, sendo que o mais conhecido é o Spacium Ray, um raio de energia que é emitido quando o herói cruza o braço esquerdo com o direito.
Embora fosse forte e poderoso Ultraman tinha um ponto fraco: por ser de outro planeta, seus poderes e força tinham uma duração limitada na Terra. Quando estavam prestes a se esgotar, o marcador de energia em seu peito começava a piscar e, se não derrotasse o seu inimigo em tempo hábil, cairia no chão e não se levantaria mais. Para recarregar as suas energias, Ultraman voava até ficar bem próximo ao sol.
Ultraman, com seus cenários construídos em papelão, monstros feitos de borracha, os personagens notando que essas criaturas “estão indo para Tóquio”, onde se dava o combate mortal entre herói e vilões, foi um sucesso absoluto e, no rastro desse sucesso, Tsuburaya criou no ano seguinte uma nova série com uma premissa semelhante: Ultraseven (ウルトラセブン - Urutorasebun na pronúncia japonesa), um guerreiro-irmão de Ultraman. 

                 Esq. para a dir.: Ultraseven, Ultraman Hayata, Ultraman Tiga

Em 1971, é lançada uma nova série: O Regresso de Ultraman (帰ってきたウルトラマン - Kaettekita Urutoraman). A série criada pelo filho de Tsuburaya, Hajime (que assumiu os negócios após o falecimento do pai no ano anterior), conta os eventos que ocorreram quatro anos depois de Ultraseven deixar a Terra e cinco anos após Ultraman chegar ao nosso planeta. De modo misterioso, dois monstros gigantes chegaram à Tóquio e começaram a lutar entre si. O jovem piloto de carros de corrida, Hideki Go (interpretado pelo ator e modelo Jiro Dan), salvou um menino e seu cachorro de serem mortos pelos destroços da luta dos monstros, mas isso custou-lhe a própria vida.
Seu sacrifício foi notado por todos: sua família, amigos; a nova polícia aeroespacial, o Grupo de Ataque aos Monstros (mais conhecido como G.A.M.) e, principalmente, por um misterioso personagem, que era ninguém menos que o novo Ultraman. O novo Ultraman ficou comovido pelo ato de bravura de Go e, assim como seu antecessor fez com Hayata, ele fundiu  a sua energia vital com a do jovem e o trouxe de volta à vida. Após a sua ressurreição, Go entrou para o G.A.M. e, ao mesmo tempo, protegia a Terra transformando-se em Ultraman.
O Regresso de Ultraman manteve a premissa básica da série original, mas havia algumas novidades: o uniforme tinha um desenho ligeiramente diferente e não havia mais a Cápsula Beta. Para transformar-se em Ultraman, Go utilizava-se apenas de sua vontade. E, além disso, o primeiro Ultraman e Ultraseven faziam aparições ocasionais para orientar e ajudar o bravo, mas voluntarioso, novo herói. Esse seriado tinha altas doses de ação e é considerado até hoje, pelos fãs e críticos, como um dos melhores e mais eletrizantes da franquia iniciada em 1966.
O sucesso dessas séries acabou por criar um novo gênero chamado Kyodai Hiro (巨大ヒーロー - Herói Gigante).
No Brasil, a primeira série de Ultraman começou a ser exibida na década de 1970 com boa aceitação (principalmente em São Paulo, onde se concentra a maior parte da colônia japonesa do país) pela extinta Rede Tupi e competia com National Kid (ナショナルキッド, Nashônaru Kiddo), exibida pela Rede Globo. Depois ao longo dos anos 70 e 80, foi exibida pela Rede Record, TVS (atual SBT), Rede Bandeirantes (atual Band) e pela também extinta Rede Manchete. Nessa mesma época, foram exibidas também as séries de Ultraseven e O Regresso de Ultraman por, praticamente, todas essas emissoras. Em 2001, foi exibida pelo canal CNT. As últimas emissoras a transmitirem a série foram a Ulbra TV e a Rede Brasil.
Quando do início das transmissões no Brasil, havia uma grande confusão entre as séries Ultraman e O Regresso de Ultraman como, por exemplo, quem era quem em cada seriado e se “esse Ultraman é o mesmo que aquele outro”. Para terminar com essa confusão, os personagens foram renomeados para Ultraman Hayata (o primeiro) e Ultraman Jack (o segundo).
No ano 2000, foi exibida pela Rede Record a série Ultraman Tiga (ウルトラマンティガUrutoraman Tiga). Criada originalmente em 1996, mantinha a premissa básica dos seriados anteriores: um Kyodai Hiro que se unia aos humanos para defender a Terra de monstros que queriam destruí-la. O humano que se transformava em Ultraman Tiga era Madoka Daigo (vivido pelo ator Hiroshi Nagano).
Assim como nas séries anteriores, esta apresentava algumas novidades: o retorno da Cápsula Beta para a transformação de humano em herói e a presença da cor azul no uniforme ao lado dos tradicionais prata e vermelho. Ultraman Tiga podia trocar as cores do uniforme. Quando mudava para a cor vermelha, ele ficava mais forte, mas também ficava mais lento. Quando mudava para a cor azul, ocorria o oposto: ficava mais fraco, mas, em compensação, ficava muito mais rápido. As cores eram alteradas de acordo com o andar de cada luta. 

               Poster do filme Urutoraman X: Kitazo! Warera No Urutoraman

Durante muito tempo no Brasil, achava-se que essas eram as únicas séries de Ultraman existentes. Porém, com o advento da internet e sua popularização a partir da década de 1990, os fãs descobriram que havia muitas outras séries que surgiram entre Ultraman Jack e Ultraman Tiga. Entre séries, animes (desenhos animados) e filmes de longa metragem tanto para a TV quanto para o cinema, temos:
·         Ultraman Ace;
·         Ultraman Taro;
·         Ultraman Leo;
·         The Ultraman (anime);
·         Ultraman 80;
·         Ultraman USA (filme e anime);
·         Ultraman Great (série feita em co-produção com a Austrália);
·         Ultraman Powered (co-produção com os EUA);
·         Ultraman Zearth.
E, depois de Ultraman Tiga, vieram as seguintes séries e filmes, inclusive de Ultraseven e seu filho (!), Ultraman Zero:
·         Ultraman Dyna;
·         Ultraman Gaia;
·         Ultraman Nice;
·         Ultraman Neos (lançado somente em vídeo);
·         Ultraman Cosmos;
·         Ultraman Cosmos: The Blue Planet (filme);
·         Ultraman Cosmos: The Blue Planet 2 (filme);
·         Ultraman Nexus;
·         Ultraman The Next (filme);
·         Ultraman Max;
·         Ultraman Mebius & Ultra Brothers;
·         Ultraman Mebius;
·         Ultraseven X;
·         Ultra Galaxy;
·         Ultra Galaxy Mega Monster Battle: Never Ending Odissey;
·         The Super 8 Ultra Brothers (filme);
·         Ultra Mebius Ghosth Rebirth
·         Mega Monster Battle: Ultra Galaxy Legends, The Movie;
·         Ultraman Zero, The Movie: Super Decisive Battle! Bellial’s Galatic Empire (filme);
·         Ultraman Zero vs Darkclops;
·         Ultraman Saga;
·         Ultraman Ginga;
·         Ultraman Ginga S;
·         Ultraman Fight Victory;
·         Ultraman X.
UFA! Tá bom ou quer mais?
No decorrer das séries vamos conhecendo outros personagens, tais como o Pai Ultra e a Mãe Ultra, respectivamente o rei e a rainha do Planeta da Luz, e até um “Ultraman do mal”, chamado Belial. E, assim como nos seriados pioneiros, os heróis anteriores faziam aparições em cada nova série que surgia.
A série mais recente é Ultraman X, que foi exibida nas TVs japonesas em 2015. E é nesta série na qual é baseado o próximo de filme da franquia: Urutoraman X: Kitazo! Warera No Urutoraman (劇場版 ウルトラマンX きたぞ! われらのウルトラマン - ainda sem título em português).
Dirigido por Kyotaka Taguchi, o filme conta a história de um caçador de tesouros que, acidentalmente, liberta o terrível monstro Zaigorg e somente Ultraman X poderá detê-lo!
Urutoraman X: Kitazo! Warera No Urutoraman é o filme comemorativo do cinquentenário do herói e tem lançamento previsto para o dia 12 de março, no Japão. No Brasil, ainda não há uma data prevista para o lançamento, mas os “ultra fãs” tupiniquins mal conseguem esperar para rever o seu Kyodai Hero favorito.
Como pudemos ver, a ideia de Eiji Tsuburaya deu mais do que certo. E o que nós podemos dizer ao maior – em tamanho, fama e carinho dos fãs – super-herói do Japão é: feliz aniversário, Ultraman! E que você continue a proteger o nosso planeta de todos os monstros cruéis que desejam destruí-lo.

Veja aqui um teaser de Urutoraman X: Kitazo! Warera No Urutoraman (com legendas em inglês - HD):


 Veja aqui o trailer oficial de Urutoraman X: Kitazo! Warera No Urutoraman (original em japonês - HD):


Publicado no LinkedIn em 05/03/2016.




Nenhum comentário:

Postar um comentário